sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Resumão

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – 23/08/13
Papéis do processo de compra
Iniciador – dá a ideia da compra; dá o start no processo.
Influenciador – É aquele que influência o processo de decisão e avaliação de produtos. No exemplo acima, o Pedro, amigo do Matheus é o provável influenciador. Geralmente os influenciadores são pessoas que indicam marcas, locais de consumo e preço. Vendedores podem ser influenciadores.
Decisor – quem efetivamente decide a compra: decide aonde comprar, como comprar, quando comprar.
Comprador – é quem operacionaliza a compra; quem vai até o ponto de venda e efetivamente paga.
Usuário- aquele que utiliza o produto ou bem adquirido

Popai- O POPAI Brasil é uma associação sem fins lucrativos. Dedicada ao desenvolvimento das atividades do Marketing no Varejo de forma a conhecer o comportamento do shopper e beneficiar os consumidores; gerar os melhores resultados para o varejo, a indústria, e as empresas de serviços; suprir agências, escritórios de arquitetura e design e fornecedores especializados com as melhores técnicas; promover os negócios e networking do setor e garantir as melhores práticas e a ética desse mercado.

Pesquisa: 74% dos consumidores decidem no ponto de venda o produto que vão levar.

Criticas a essa pesquisa, que foi feita pela POPAI: a pesquisa foi realizada com base em perguntas à compradora no momento da venda (ou seja, a consumidora pode responder o que mais lhe convém no momento) e não através de uma observação cuidadosa e cronometrada do tempo gasto para decidir a compra de cada produto.

Danoninho

Quem?
Ferramenta? Conteúdo, objetivo?

Iniciador
Criança de 3 a 7 anos
TV infantil, internet // educacional e lúdico.
Advergame
Decisor
Mãe
Internet; revista // conteúdo informativo.
Infomercial
Influenciador



Comprador
Pai
Embalagem, design // sinalização.
Merchandising
Usuário
Criança 3 a 7 anos
Promoção de vendas, embalagens que transmitam praticidade.




Classificação de produtos:
·         Produto de consumo
·       Produtos de conveniência
·       Produtos de compra comprada
·       Especialidade
·       Não procurados

·         Produtos industriais
·       Instalações
·       Acessórios
·       Componentes
·       Matéria-prima
·       Suprimentos
Compra rotineira: baixo envolvimento, custo menor, compra sem pensar muito. O comprador já tem conhecimento da categoria de produto comprada.
Solução complexa de problemas: alto envolvimento, preço mais elevado, baixa frequência de compra

Para terça – escolher um produto, novo entrante em compra rotineira e mexer com os fatores de compra ( custo, frequência, baixo envolvimento, classes e marcas conhecidas, pouco tempo de reflexão) mudar alguma coisa nisso pra fortalecer a marca. Como entrar numa marca dominada por um líder.

Processo de decisão de compra
Compra complexa:









Compra por impulso ou compra rotineira:







Decisão de compra esta relacionado com a velocidade de compra.
Comportamento pós compra: tem que abrir portas para o consumidor para que o seu consumidor reclame com você. Forma de fidelizar o consumidor.

Trabalho: você trabalha pra uma empresa que lança um produto novo. Tem que ter algo relacionado com sustentabilidade.
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·         Reconhecimento do problema
·         Busca de informação
·         Avaliação de alternativas
·         Decisão de compra
·         Comportamento pós compra
 
Processo de decisão de compra    




Reconhecimento do problema
Isso ocorre quando o indivíduo percebe uma discrepância entre a condição real e a condição que ele deseja.
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 “Necessidades são condições insatisfatórias do consumidor, que o levam a ações que melhorarão estas condições. Desejos são aspirações de obter mais satisfação do que o absolutamente necessário para melhorar uma condição insatisfatória”.
É diferente do que o Kotler fala, mas são apenas óticas diferentes.
Busca por informação
Duas maneiras que o consumidor vai usar pra obter informação:
·         Ficar ligado em tudo o que for comentado sobre o produto
·         Busca ativa de informações (fontes: pessoais, comerciais, públicas [órgãos de defesa do consumidor e criticas na mídia], experimentais)
Na fase da busca da informação, o consumidor investiga o seu ambiente em busca de dados e informações para fazer a melhor escolha e tomar a decisão correta (SOLOMON, 2002). O indivíduo busca na memória o que já conhece sobre as opções disponíveis e avalia se já é suficiente para permitir uma escolha ou se precisará de mais informações (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000).
Obs.:
Os consumidores de renda mais baixa tendem a pesquisar menos sobre o produto que estão adquirindo, apesar do risco que correm, do que os de maior renda. (SOLOMON, 2002).
Conceito importante:
















Risco monetário: comprar sem ter dinheiro.
Risco funcional: comprar algo que não atenda expectativas ou necessidades.
Risco físico: do produto quebrar, fazer mal.
Risco social: risco de o produto fazer com que as pessoas vejam o usuário de forma socialmente não aceita.
Risco psicológico: risco de você não gostar depois do produto.

ATRIBUOS DO PRODUTO
Segundo os autores, o processo de avaliação de alternativa pré-compra inicia-se com a determinação dos critérios de avaliação, que podem ser de natureza utilitária - preço, nome da marca, segurança, confiabilidade e garantia – ou hedonista – os sentimentos que advêm da aquisição (prestígio, status e reconhecimento) e de utilizar o produto ou serviço em si (alegria, prazer e excitação). Alguns dos determinantes desses critérios são: influência situacional (depende da situação), motivação (utilitária ou hedonista), envolvimento (em maior ou menor grau) e conhecimento.
Decisões de compra
·         Compensatória: pondera opções para otimizar sua decisão;
·         Conjuntivo: uma marca só é aceitável desde que atenda alguns atributos específicos que o consumidor procura decisão satisfatória;

·         Disjuntivo: o consumidor escolhe o produto dentro do que mais lhe agrada dentro, há um aspecto crítico que é mais relevante para ele.

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