sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Interdisciplinary Contributions to Marketing Management
    O conceito de marketing diz que "para se alcançar os objetivos de marketing é necessário determinar as necessidades e desejos do mercado-alvo e proporcionar as satisfações desejadas de maneira mais efetiva e eficiente do que seus concorrentes"(KOTLER e ARMSTRONG, pg. 7) Para que esse conceito seja adequadamente aplicado, é necessário lançar-se mão de uma série de conceitos de várias ciências do comportamento, visto que a empresa deve enxergar seu produto (e suas ações de marketing) sob o ponto de vista do consumidor. Afinal, um produto não deve ser visto apenas como um conjunto de características físicas e técnicas, mas como agente para a satisfação de uma necessidade. Para entender como essas necessidades se manifestam, como o consumidor as processa, como isso vai resultar em uma transação de marketing, as ciências como Sociologia, Psicologia Social, Antropologia e outras possuem um ferramental específico de estudo e conceitos que muito podem contribuir para o desenvolvimento da administração de marketing. O quadro 1 mostra um resumo dessas contribuições.
    As contribuições de algumas ciências são largamente reconhecidas e utilizadas pelos profissionais de marketing. Da Sociologia vêm os estudos sobre o comportamento de grupos, as classes sociais, o uso do tempo de lazer, os símbolos e imagens; da Psicologia Social, as contribuições mais significativas vêm dos estudos sobre grupos de referência, comunicação de massa, opinião pública, medidas de atitudes. Outras ciências, porém, têm também contribuições importantes a dar, se bem que ainda não tão reconhecidas. É o caso, por exemplo, da Antropologia. Em tempos de globalização, em que os profissionais de marketing têm que enfrentar o desafio de lidar com diferentes culturas, pode ser importante utilizar uma ferramenta dessa ciência: a análise Cross-Cultural (Quadro 2).
    Economia
    A Economia está na essência do pensamento de marketing. Ao tratar "dos fluxos de bens e serviços das empresas para as famílias, dos fluxos de serviços produtivos das famílias para as empresas, da composição desses fluxos e da formação dos preços dos componentes dos fluxos" (BILAS, pg. 1), a Teoria Microeconômica está abordando de forma ampla aspectos que serão abordados de forma específica pelo marketing, no que se refere ao estudo e estímulo às trocas. Na própria definição de Economia pode ser encontrada a essência do conceito de marketing: "obter a máxima satisfação das necessidades com os recursos disponíveis" (BILAS, pg. 2).
    Alguns conceitos e instrumentos da Economia estão intrinsicamente ligados ao marketing: a relação de valor (troca de valor por valor), os princípios de utilidade (da forma, de tempo, de lugar, de posse), a relação entre oferta e demanda, a elasticidade de preço, etc. Acima de tudo, o marketing lida com as cinco funções do mercado definidas pela teoria econômica: estabelecimento de valores, organização da produção, distribuição do produto, racionamento, e provisão para o futuro.

    Os conceitos e instrumentos de medida proporcionados pelas ciências como a Economia, Antropologia, Psicologia, Psicologia Social, Sociologia - e outras - possibilitam ao profissional de marketing entender, sob vários ângulos, o ambiente em que ele atua. Com essa compreensão ampla, multifacetada, as ações de interferência nesse ambiente podem ser melhor planejadas e conduzidas. Dentro de um cenário de acirrada competição, muitas vezes em âmbito global, não se pode abrir mão de ferramentas que permitam ampliar a visão de mercado e dos consumidores.



    BibliografiaBILAS RA - Teoria Microeconômica. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1973.
    ENGEL JF, BLACKWELL RD, MINIARD PW - Consumer Behavior. Forth Worth: Dryden Press, 1995.
    KOTLER P, ARMSTRONG G - Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1993.
    LAZER W, KELLEY E - Managerial Marketing - Perspective and Viewpoints. Homewood: Richard D. Irwin Inc., 1962.

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